3384-5042 | contato@studioelaser.com.br - De segunda a sexta das 9:00 às 21:00 e aos sábados das 9:00 às 16:00.
Av. Paulista, 2.006, cj.803 a 805

Blog Subtitle

Blog

Qual a Diferença Entre o Óleo Corporal e o Hidratante?

Qual a diferença entre óleo corporal e hidratante?

Você tem o hábito de usar em seu dia a dia hidratantes ou óleos corporais para cuidar da sua pele? Tem preferência por um dos dois tipos de produtos? Antes de responder essa pergunta é interessante saber qual a diferença entre eles. Continue lendo e descubra qual dos dois é mais interessante para seu caso em particular.

Hidratantes x óleos corporais: qual a diferença?

Além da textura, os dois produtos se diferenciam em sua função principal, o hidratante, como o nome mesmo já indica, tem a função de hidratar a pele e chega até as camadas mais profundas da derme. Por sua vez, o óleo corporal, apenas mantém a hidratação que a pele já possui naturalmente ou que foi gerada pelo uso do creme hidratante.

Sendo assim, se a sua pele está ressecada é importante apostar no hidratante para reverter esse quadro, podendo complementar com o uso de óleo corporal. Porém, para quem já tem uma pele hidratada pode ser válido usar o óleo corporal, que tem uma textura mais leve.

Conhecendo Melhor o Óleo Corporal

Saber o que é óleo corporal e como ele age em sua pele é essencial para decidir pelo seu uso diário. Trata-se de um produto que cria uma película de proteção sobre a pele,impedindo a perda de água de maneira a reduzir a desidratação. A água é essencial para manter a pele elástica e tonificada.

Tipos de Óleo Corporal: Qual a Diferença Entre Eles?

Basicamente, ao procurar por óleos corporais em lojas de cosméticos e farmácias, você encontrará dois tipos: os vegetais e os minerais. Mas, qual será a diferença entre eles?

Óleos minerais

Esses óleos são bastante utilizados em produtos de hidratação para a pele, secantes de esmalte e demaquilantes por sua propriedade de limpeza. É interessante ter cuidado com o uso constante de óleos minerais, porque eles podem tapar os poros e dar origem a problemas como o surgimento de acne, por exemplo.

Óleos vegetais

Esses tipos de óleo tem uma ação poderosa de proteção contra a perda excessiva de líquidos mantendo a boa respiração da pele. São excelentes para os casos de peles que estão rachadas e/ou ressecadas, pois fortalecem a estrutura cutânea e oferecem menos reações alérgicas e tóxicas para a pele que os óleos minerais.

Todo tipo de pele pode usar óleo corporal?

Sim, até mesmo a pele oleosa, nesse caso a recomendação é procurar por óleos que tenham textura mais leve e menos gordurosa, como o de limão, lavanda e bergamota.

Óleo corporal: Prós e contras do uso para hidratar a pele

Abaixo, listamos os prós e contras do uso de óleo corporal para hidratação da pele.

Prós

  • Mais econômico: por ser fácil de espalhar, esse produto exige menos quantidade, com apenas algumas gotas é possível cobrir uma área grande.
  • Preço: além de econômico na aplicação também pesa menos no bolso pelo preço que costuma ser menor que o dos cremes hidratantes.
  • Aromaterapia: por ser produtos mais aromáticos podem ser usados também para a realização de aromaterapia.

Contras

  • Não retenção: os produtos com textura oleosa não penetram na pele de maneira que, mesmo oferecendo um toque macio e aveludado, não estão contribuindo efetivamente para a sua hidratação.
  • Agravamento da acne: quem já tem tendência a ter acne deve evitar alguns tipos de óleo, em especial os minerais, pois podem contribuir para o tamponamento dos poros. O ideal é não usar óleos no rosto e áreas do corpo em que é comum aparecer espinhas.

Como usar corretamente o óleo corporal?

O mais indicado é usar o óleo corporal antes de passar pela última chuveirada para que a água quente não deixe a pele ressecada. Também é possível aplicar o óleo logo após o creme hidratante para potencializar o efeito do último.

Esse cuidado com a água quente e o uso em conjunto com o hidratante é, especialmente, válido no inverno em que a pele tende a ficar mais ressecada. Para quem sofre com o ressecamento em cotovelos, calcanhares e joelhos a dica é caprichar no óleo nessas áreas.

Gostou de conhecer a diferença entre hidratante e óleo corporal? Qual seu produto preferido?

Sem Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *