Os benefícios do Pilates para o sistema respiratório

Poucos sabem, mas o Pilates é uma valiosa atividade para nossa respiração. Com a correria do dia-a-dia, passamos muitas vezes a não perceber como estamos respirando e o quanto podemos controlar essa respiração a fim de nos beneficiarmos com o bem-estar e combater o stress. Além destes benefícios, o Pilates auxilia em doenças pulmonares como a asma, onde a expiração é realizada em menor tempo , causando a falta de ar e o cansaço no peito, pois o oxigênio não consegue atingir a parte inferior do pulmão. Este é um exemplo em que o aluno aprenderá a realizar uma respiração correta e profunda, devolvendo o bem-estar e conseguindo melhor aproveitamento do oxigênio nos tecidos.
A respiração é um dos mais importantes princípios do Pilates. O famoso criador do método, Joseph Pilates, enfatizava a importância de manter a circulação do sangue, tendo assim todos os órgãos oxigenados e afirmava que o praticante do método deveria aprender a respirar corretamente para aproveitar seus benefícios.
Joseph Pilates ensina que “Respiração correta é a completa inalação e exalação de ar”, ou seja, devemos inspirar o máximo de ar possível para dentro dos pulmões e expirar o máximo de ar para um perfeito ciclo respiratório. A regra utilizada na prática é: inspirar quando se prepara para realizar um movimento e expirar enquanto realizar o movimento, assim o aluno irá expandir a caixa torácica na inspiração e na expiração, irá esvaziá-la.
Quando nós respiramos rápido, passamos a respirar de uma forma incompleta, como já citado aqui, o ar não atinge todas as partes do pulmão, e a troca gasosa não ocorre de forma eficiente e satisfatória. No pilates, aprendemos o quanto é importante tornar conscientes atos como o de inspirar pelo nariz e expirar pela boca durante a aula e fazer com que o praticante preste mais atenção em sua respiração.
A respiração de forma profunda auxilia na diminuição da ansiedade, diminuição de dores musculares e melhora o rendimento nas atividades de vida diária, como trabalhar, e nas atividades esportivas, além de estabilizar a coluna, tratando lesões e prevenindo futuras lesões.
Reaprenda a respirar no Pilates, pratique!
Ronaldo Ferreira é graduado em Fisioterapia pelo Centro Universitário São Camilo. O profissional está à frente do “Studio Escultural Pilates” , localizado no Centro Estético Studio & Laser.
Sem Comentários