Drenagem Linfática – Você conhece os benefícios dessa massagem?

Técnica reduz edemas corporais, acelera remoção de resíduos bioquímicos dos tecidos e alivia o stress.
Como funciona a drenagem linfática?
Funciona através do estimulo do sistema linfático por um aumento da circulação da linfa, causado por movimentos suaves das mãos. Objetiva acelerar a remoção de resíduos bioquímicos dos tecidos do corpo, melhorar a dinâmica dos fluidos corporais e reduzir o edema corporal (acúmulo de líquido no corpo).
Existe alguma contraindicação para fazer a drenagem linfática?
Tromboses, flebites, na vigência de processos inflamatórios agudos como infecções e febre. Além disso, pacientes com câncer, ainda não removido ou curado, devem evitar.
Os resultados são visíveis?
Sim. Em muitos casos, logo no fim da sessão, já se percebe uma diminuição do edema e aumento da frequência de idas ao banheiro para eliminar os líquidos mobilizados pela drenagem linfática.
É necessário fazer algum complemento em casa?
A alimentação adequada (pobre em sal e carboidratos de alto índice glicêmico, como o açúcar) associada à atividade física, potencializam o resultado.
É possível fazer a drenagem linfática em casa?
Existem técnicas de auto massagem, que podem ser realizadas em casa, mas sempre é bom que seja feita por um profissional experiente, pessoas habilitadas e treinadas para tal, como fisioterapeutas e massoterapeutas.
Quais técnicas são usadas?
As principais são: A técnica de Leduc e a técnica de Vodder. Ambas levam o sobrenome dos profissionais e/ou pesquisadores que foram pioneiros nesse tratamento. As duas técnicas são parecidas. Vodder foi quem descobriu os benefícios da massagem e seu método se inicia com a “abertura de gânglios”, seguindo-se de movimentos de pressão e “carregamento” com as mãos no sentido para se “carregar a linfa para a região dos gânglios linfáticos próximos. Nessa drenagem linfática, os movimentos utilizados são os de “bracelete”, deslizamento e rolamento, realizados no sentido distal para proximal, ou seja, do mais próximo do pé ao sentido cabeça. Quando iniciando do joelho, é levado à cadeia mais próxima, no caso, a inguinal. O método Leduc apareceu depois e consiste em movimentos lentos, com leves movimentos de pressão dos dedos e mãos na pele, no sentido da drenagem linfática natural do nosso corpo, sobre as áreas de maior retenção hídrica no sentido da corrente linfática.
Do que depende a eficácia da drenagem?
É importante utilizar a pressão adequada e a ordem correta dos movimentos, obedecendo as técnicas modernas, tanto a Leduc ou Vodder .
Qualquer pessoa pode fazer?
Sim, tanto homem quanto mulher. Pois além desses aspectos físicos, a massagem linfática serve também para aliviar o stress. Deve-se apenas observar as contraindicações citadas anteriormente, no caso de algumas enfermidades.
Para conhecer os benefícios dessa técnica de massagem, visite o Studio & Laser Centro Estético. Marque uma avaliação.
(Fonte: Dra. Geana Lima – Dermatologista do Studio & Laser Centro Estético)

Sem Comentários