(11) 94844-0006 | contato@studioelaser.com.br - De segunda a sexta das 9:00 às 21:00 e aos sábados das 9:00 às 16:00.
Av. Paulista, 2.006, cj.803 a 805

Blog Subtitle

Blog

Saiba quais frutas podem deixar manchas na pele

Muitas pessoas desejam encontrar solução para tirar manchas na pele, fator de impacto na autoestima e qualidade de vida. Dentre os principais fatores causadores de manchas estão a exposição demasiada ao sol, acne, marcas do tempo e frutas. Saiba que não é só o limão que pode manchar a pele quando em contato com os raios solares. A seguir, vamos explicar por que isso acontece e quais outros alimentos demandam cuidado, além de dar dicas para eliminar as manchinhas, confira!

Conheça as frutas que podem manchar a pele

As frutas cítricas, como limão, tangerina, kiwi, abacaxi e maracujá, podem causar manchas na pele quando consumidas ao ar livre. A principal responsável por essa reação é a substância conhecida como furanocumarina, também encontrada no aipo e na salsinha. Basicamente, a substância interage com o sol, causando uma dermatite de contato irritativa de origem fototóxica. 

Vale dizer que não se trata de uma alergia convencional, porque não demanda ação do sistema imunológico. A área com resquícios da fruta fica com uma aparência de queimadura solar. O período para essas manchas suavizarem e desaparecerem é de meses e nesse meio tempo, é essencial proteger com a aplicação de protetor solar. 

Além disso, procurar um dermatologista também é de extrema importância, já que ele poderá indicar um tratamento pertinente. Que tal entender melhor como evitar manchas decorrentes de cada uma das frutas mencionadas? 

Limão

Um dos grandes riscos em relação ao limão é o seu extenso uso em receitas caseiras de beleza. Muitas pessoas passam o suco dessa fruta na pele e se expõe ao sol, podendo ter graves queimaduras. 

A dica é jamais aplicar suco de limão em qualquer área e, ao perceber a sensação de estar queimando, se esconder do sol, lavar bem a pele para remover os resquícios e fazer compressas frias. Consulte um dermatologista, o profissional pode recomendar o uso de pomada para tirar manchas nos casos mais leves. 

Tangerina

Uma das frutas mais saborosas da fruteira de muita gente pode ser a responsável por queimaduras graves. O problema está no hábito de consumir a fruta ao ar livre, com sua grande quantidade de furanocumarina em contato com o sol. Caso fique com alguma mancha causada por tangerina, a recomendação de lavar bem a área com água e sabão, além de passar protetor solar diariamente para não piorar a mancha. 

Kiwi

Embora seja menos comum, é possível que resquícios de kiwi sobre a pele causem manchas. Mesmo com um visual superficial, essas manchas precisam de atenção e cuidado especial para não evoluírem. Ao menor sinal de ardência na pele, saia do sol e lave a área com sabão neutro. 

Abacaxi

Essa fruta pode gerar queimaduras bastante graves, inclusive com o surgimento de bolhas. Nesse caso, procurar um médico é imprescindível! As manchas podem levar meses para desaparecerem. Alguns dermatologistas são adeptos do uso de clareador de manchas no rosto, produtos aceleradores do processo de recuperação. 

Maracujá

O consumo de maracujá sem o devido cuidado pode, literalmente, azedar o seu verão. As manchas avermelhadas semelhantes a uma queimadura solar podem surgir até 24 horas após a exposição. Então, lembre-se sempre que maracujá e sol não combinam. Um bom creme para tirar manchas pode ser usado para reduzir a aparência em médio e longo prazo. 

Peeling como tratamento para remoção de manchas na pele

O peeling químico é a opção de procedimento estético para a remoção mais rápida das manchas no rosto, sejam elas provenientes de frutas, de acne ou até da idade. Consiste na aplicação de ácidos para promoção de descamação das camadas mais externas da pele. Esse procedimento pode ser superficial, médio ou profundo, depende dos ácidos utilizados. A escolha é feita considerando a profundidade e o quão escuras são as manchas. 

Os peelings mais superficiais são praticamente indolores, contudo, os mais profundos demandam sedação. É fundamental realizar o tratamento em uma clínica especializada e com um profissional de confiança. Vale lembrar, que o resultado pode demorar algum tempo para se tornar aparente, pelo fato de serem necessárias algumas sessões. 

Cuide bem da sua pele e procure sempre por atendimento de qualidade para fazer procedimentos estéticos. Afinal de contas, não se trata apenas de uma questão de aparência, mas também de saúde.

 

 

 

Sem Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *