Rugas – Tudo o que você sempre quis saber sobre as vilãs!

Você sabia que existem 4 tipo de rugas?
Sabia quais são:
- Rugas Finas: são rugas superficiais verificadas principalmente em pacientes de pele bem clara a partir dos 30 anos, relacionadas diretamente à perda de colágeno e exposição solar.
- Rugas Profundas: aparecem devido a perda mais acentuada do colágeno deixando vincos permanentes principalmente a partir dos 45 anos.
- Rugas de Expressão: formadas pela ação dos músculos faciais, por exemplo quando sorrimos ou choramos, visíveis principalmente ao redor dos olhos, na testa e entre as sobrancelhas.
- Rugas Gravitacionais: decorrentes da flacidez da pele principalmente após os 60 anos e são comuns na região da mandíbula.
Os principais fatores que levam à formação de uma ruga são exposição solar, os raios UVA e UVB são responsáveis por 90% do surgimento das rugas. Fumar também é um dos maiores vilões logo atrás da radiação solar. A nicotina quebra as fibras colágenas e elásticas resultando em rugas além de uma pele amarelada e sem vida.
Estresse também leva à formação de rugas principalmente as de expressão, mas também a adrenalina liberada nos momentos de tensão leva ao aumento de radicais livres; envelhecimento natural da pele com queda na produção do colágeno e elastina ao passar dos anos.
É preciso cuidar da alimentação também. Alimentos ricos em nutrientes como selênio, licopeno, flavonoides, coenzima Q10 e vitaminas C, E e A reduzem os radicais livres e participam na formação de colágeno e elastina. Na falta desses antioxidantes e da hidratação adequada a pele fica mais flácida e enrugada. Os alimentos que não devem faltar no seu cardápio se você deseja ter um pele durinha e livres de rugas são: carnes de baixa gordura, frutas cítricas (laranja, limão, caju, acerola e abacaxi), frutas secas (castanha-do-pará, avelã, amêndoas e macadâmias), cenoura, tom ate, vegetais verdes escuros (espinafre, couve e agrião), iogurtes de baixa gordura, ricos em lactobacilos, peixes ricos em ômega 3 (salmão e atum) e azeite extravirgem.
Dormir pouco também favorece o enrugamento da pele, pois é durante o sono que produzimos o hormônio do crescimento (GH), responsável pela renovação celular e qualidade da pele. O melhor sempre é prevenir, mas quando elas surgem e incomodam o paciente, há vários procedimentos invasivos e não-invasivos que podem ser feitos para combater as indesejáveis rugas, o tipo ideal para sua pele será definido em avaliação médica e aqui estão listados alguns deles: peelings químicos, radiofrequência, luz intensa pulsada, laser de CO2, toxina botulínica, preenchimentos cutâneos. Dentre os métodos cirúrgicos destacam-se a Blefaroplastia (cirurgia de pálpebras), o Lifting de Testa e Sobrancelhas e a Ritidoplastia (Lifting Facial Completo), entre outros.
Sem Comentários