(11) 99735-2693 | contato@studioelaser.com.br - De segunda a sexta das 9:00 às 21:00 e aos sábados das 9:00 às 16:00.
Av. Paulista, 2.006, cj.803 a 805

Blog Subtitle

Blog

ESTRESSE/ANSIEDADE X DOENÇAS DE PELE

Noites mal dormidas são verdadeiras vilãs da pele saudável. No entanto, nem todo mundo atribui olheiras, espinhas e demais alterações cutâneas como prenúncio de que o organismo não está respondendo adequadamente. O estresse é responsável por diversas doenças de pele, segundo os dermatologistas.

Você já percebeu que quando está passando por algum momento de estresse ou ansiedade aparecem acnes no seu rosto e outras partes do corpo? É através da pele que muitas de nossas emoções se manifestam, situações como o arrepio, rubor ou suor.

De acordo com o dicionário, o estresse é o esgotamento físico ou emocional como reação do organismo a agentes de natureza diversas (trauma, doença, emoção, cansaço, tensão etc.). E a ansiedade, que diferente do estresse, caracteriza-se através da sensação de aflição, receio ou agonia, sem causa aparente. Essas características resultam na alteração do metabolismo, diminuindo a imunidade natural.

Isso acontece porque nosso corpo em um processo de inflamação das células, libera substâncias inflamatórias em todo organismo, causando diversos problemas na pele.

Estressores psicológicos são verdadeiros gatilhos para o surgimento ou piora das doenças psicodermatológicas, área da dermatologia que cuida da interação entre as doenças de pele e a saúde mental dos pacientes. Exemplo de queixas são: piora da dermatite atópica, surgimento de urticárias e agravamento ou surgimento da psoríase e do vitiligo.

A psoríase, inclusive, é uma doença que surge a partir de problemas causados pelo estresse e fator genético, descontrole emocional e excesso de preocupação. O Vitiligo é perda gradativa da pigmentação da pele cuja característica são manchas brancas, pode atingir apenas uma parte do corpo, como ao redor dos olhos ou se espalhar pelo corpo todo.

É sempre importante investir em bons hábitos em sua rotina diária além dos cuidados com a pele, ou seja, alimentação equilibrada, atividades físicas, boas (necessárias) horas de sono, leituras e demais atividades que te tragam conforto e bem-estar aliviando os efeitos do estresse/ansiedade.

Se estiver vivenciando um período estressante e observar características adversas na pele procure um dermatologista. Atente-se aos sinais do seu corpo e previna-se.

Sem Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *